Por: Airton F. Iepsen.
Agosto de 2025 está programado o início de mais uma edição da já tradicional competição de futsal lourenciano, a Taça Vermelho e Branco, promoção do Esporte Clube São Lourenço. Ainda não sabemos os detalhes sobre a competição que se avizinha, mas vamos abordar um pouco daquilo que já aconteceu na competição, em especial nos anos seguintes a pandemia, o que proporcionou a a possibilidade do retorno das aglomerações de pessoas. E claro, abordaremos aquelas competições que tiveram a cobertura do canal Litoral Esportes no YouTube. Isso começou no ano de 2022.
A primeira edição da Taça Vermelho e Branco (pós pandemia) aconteceu no ano de 2022 no ginásio de esportes do Esporte Clube São Lourenço. Começando no dia 20 de agosto, e contando com 14 equipes distribuídas em duas chaves: Chave A: Funil, ABASF, B.5 Futsal, Shaktar, Brooklin, Rosário e Unidos. Na chave B: Praiano, Butiá, Prefeitinho, Tia Clarinda SF/13, Maresia, Turma do Bigode e FC Saalfeld. Para as quartas de final os confrontos com seus resultados foram:
Funil 7 x 1 FC Saalfeld, Brooklin 3 x 3 Praiano (pênaltis 5 x 4 Praiano), ABASF 8 x 3 Butiá, e Turma do Bigode 3 x 1 Shaktar.
Nas semifinais:
Turma do Bigode 3 x 3 ABASF (pênaltis Turma do Bigode 3 x 1).
Funil 1 x 2 Praiano
Na Final:
Praiano 3 x 1 Turma do Bigode

Praiano: Campeão 2022 – Créditos Douglas Brodt
No ano de 2023 foi o segundo ano de Taça Vermelho e Branco, promovida pelo Esporte Clube São Lourenço com coberturas do canal Litoral Esportes. E a competição daquele ano teve dez equipes participantes: Funil, FC Saalfeld, Praiano, CRP, Quilmes, Coreia FC, ABASF, SF 13, Brooklin e Turma do Bigode. O início do torneio aconteceu em 29 de setembro de 2023. Das dez equipes, classificavam oito, que iriam para confrontos de quartas de final, semifinal e final, sem vantagem para ninguém, e em caso de empate, penalidades. Os confrontos de quartas e resultados:
Funil 5 x 4 Coreia FC
Quilmes 5 x 5 Brooklin (Quilmes 4 x 2 nos pênaltis)
ABASF 4 x 1 Praiano
Turma do Bigode 3 x 2 CRP
Nas semifinais:
Funil 7 x 2 Quilmes
Turma do Bigode 2 x 2 ABASF (Turma do Bigode 4 x 2 nos pênaltis)
Final:
3º lugar: Quilmes 2 x 0 ABASF
Título: Funil 1 x 1 Turma do Bigode (Turma do Bigode 5 x 4 nos pênaltis)

Turma do Bigode – Campeão 2023 – Créditos Douglas Brodt
Na competição do ano seguinte, 2024 uma novidade, a competição também na categoria veteranos, com as seguintes equipes: EC Boa Vista, SF 13, Simussul, e Ideal/Wolgast Bier. Na categoria livre, novamente com dez equipes: Turma do Bigode, Funil, Grêmio Esportivo Lourenciano, CRP, ABASF, Brooklin, Entrevero, Butiá, Furacão da Barra, e Antártida. Na fase de quartas de final, só na categoria livre os resultados foram:
Brooklin 3 x 4 Funil
Turma do Bigode 2 x 1 Antártida
CRP 6 x 1 Furacão da Barra
Butiá 3 x 1 Entrevero
Nas semifinais:
Veteranos – Boa Vista 1 x SF 13
Butiá 1 x 3 Funil
CRP 2 x 3 Turma do Bigode
Finais:
Butiá 4 x 1 CRP – Série prata livre
Ideal/Wolgast Bier 4 x 3 SF 13 – Veteranos
Funil 3 x 1 Turma do Bigode – Série ouro livre

Ideal/Wolgast Bier – Campeão veterano 2024 – Foto Douglas Brodt

Butiá – Campeão Série prata 2024 – Foto Douglas Brodt

Funil – Campeão Série Ouro 2024 – Foto Douglas Brodt