Na tarde/noite/madrugada de 24 e 25 de outubro aconteceram os confrontos que definiram campeões inéditos do 6º Campeonato Municipal no Ginásio de Esportes junto ao Centro de Eventos Dorothea Coswig Buss. O evento começou com o sorteio dos confrontos de semifinais das séries prata e ouro, com os vencedores se credenciando às disputas finais.
O sorteio definiu como primeira partida, série prata o confronto entre Biquini Cavadão x Tranca Rua. Pela ordem o 5º lugar na fase de classificação contra o 7º. E a primeira vaga foi conquistada pela equipe do Tranca Rua com uma vitória por 2 x 0 com gols de Joser e Lipi, e o destaque com premiação Wolgast Bier/erva mate Bernardon escolhido pela equipe Litoral Esportes foi o goleiro do Tranca Rua, Marcos Ramires.
Na segunda partida na série prata o Nacional 6º colocado na fase de classificação venceu ao América, equipe estreante na competição por 5 x 2 com gols de Jeferson (2 x), Thales (2 x) e Salo, este o destaque Wolgast Bier/Bernardon. Para o América anotaram Igor e Andriel.
A terceira partida, com certeza a mais empolgante e disputada valia vaga para a final da série ouro, com um clássico: Olaria x Borússia. Equipes que ficaram respectivamente em 4º e 2º lugar na fase de classificação. Uma partida em que o Olaria abriu um 2 x 0, levou a virada, buscou o empate e no minuto final sofreu o gol que o afastou mais uma vez de uma final. Os gols do 4 x 3: Israel (2 x) o destaque Wolgast Bier/Bernardon e Júnior (2 x) para o Borússia e Alisson, Éverton e Samuel para o Olaria.
Fechando as semifinais o bi campeão Primasul derrotou o Cerrito Azul pelo placar de 3 x 1, com gols de Mateus Heling, Janrie e Gilsieres. Clóvis marcou o gol do Cerrito Azul.
A partir do quinto jogo, a decisão dos títulos. Pela primeira vez a disputa da série bronze que envolveu as equipes que ficaram fora das disputas da série ouro. O 9º colocado, E.C. 15 de Outubro contra o 12º colocado a tradicional equipe do E.C. Arroio do Padre. Que venceu a partida por 2 x 1 com gols de Michel e Rafael, descontando Andrei para o 15 de Outubro. Na imagem de Larissa Quevedo Ferreira, a primeira equipe campeã da série bronze da história da competição:

A segunda decisão de título da noite, valeu o troféu da série prata. Um confronto entre o vice campeão 2024 da série ouro, o Nacional contra o campeão da série prata 2024, o Tranca Rua. Um jogo com virada, e empate final levando a decisão do título para as penalidades. Tempo normal de 3 x 3 com gols de Jacson (2 x) e Joser para Tranca Rua e Jeferson , Salo e Thales para o Nacional. Nas penalidades brilhou a estrela do goleiro Letierre que defendeu duas cobranças, e garantiu uma vitória por 3 x 1 para o Nacional, na imagem de Larissa Quevedo Ferreira:

E na partida final, valendo o título da série ouro, com um ginásio lotado, uma decisão que não deixou a desejar, com lances de emoção, dramaticidade, um gol a 11 segundos do final do tempo normal, o que levou a partida para a prorrogação, a igualdade e a segunda decisão por pênaltis da já madrugada. Depois de um primeiro tempo sem gols, logo no início do segundo, Gustavo, o goleador da competição marcou o 1 x 0 para o Primasul. O que desarrumou a equipe do Borússia que não consegui furar o bloqueio defensivo do adversário. E quando isso acontecia, parava nas mãos do goleiro Rafael, o Finho (destaque Wolgast Bier/Bernardon da partida). Quando a torcida do Primasul se preparava para soltar o grito de campeão, surge o gol salvador do Borússia com Rafael, faltando segundos para o encerramento. Era a prorrogação. E com ela um empate sem gols. E as penalidades que levaram a decisão e a um campeão inédito: com duas defesas de Daniel Maximila, e uma bola na trave, Primasul só marcou um gol, e foi derrotado por 3 x 1. O título tão perseguido pelo Borússia finalmente foi conquistado com uma festa que varou a madrugada. Os campeões pelo Borússia: Daniel Maximila, Augosto, Clésio, Elias, Éverton, Fabiano Santana (vice goleador), Gabriel, Israel, Júnior, Mateus, Rafael e Rodrigo. Na imagem de Érika Quevedo os campeões e o troféu.

As arbitragens dos jogos foram de Edenilson Borba, o Polenta, Leandro Moreira, Giovani Souza e Diego Albuquerque.
Todos os jogos tiveram transmissão na íntegra pelo canal Litoral Esportes. Trabalharam na jornada: Walnei Peglow, imagens, Matias Dallmann Reichow técnica e interação, Carlinhos Ferreira, narração, Renato Brächer comentários, Airton F. Iepsen e Cláudio Renato Henke reportagens e Larissa Quevedo Ferreira no apoio. A jornada toda está disponível no link:
FINAL 6º CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL DE ARROIO DO PADRE
Texto: Airton F. Iepsen
Imagens: Larissa Quevedo Ferreira e Érika Quevedo