logo-litoral

Compartilhe

ABF nas escolas: um projeto social que aproxima a equipe das comunidades escolares

O projeto ABF nas escolas no ano de 2025 esteve presente nas comunidades escolares. Um trabalho com o objetivo de levar um pouco da história da ABF para os estudantes lourencianos através da exibição do documentário, obra do jornalista Diego Freitas. Mas para além de divulgar a história do clube, a intenção de levar aos estudantes das escolas a prática esportiva. Além do esporte o trabalho de incentivo ao cuidado bucal com palestras do cirurgião dentista e atleta da ABF Alexandre Voss, com oficinas de escovação e a atenção com o meio ambiente.

Na verdade, o projeto inicial, de integração comunidade/ABF iniciou no ano de 2022 com uma ideia inicial de uma escolinha social, com um incremento no engajamento com o município bem como com as escolas, com a presença de atletas, dirigentes e direção técnica da equipe. Assim surgiu a ideia de uma atenção na saúde, em especial na questão da odontologia, e os cuidados com a dentição. Mas o projeto incluiu como objetivo o cuidado com o meio ambiente, com o plantio de mudas de flores em canteiros nas escolas e na praça central da cidade, a praça Dedê Serpa.

Importante ressaltar que o trabalho, no projeto original tinha como objetivo as escolas municipais, mas que foi estendido também para as escolas estaduais, com a presença da ABF prevista para até o final do semestre letivo que encerra as aulas do ano de 2025.

A partir da abertura dos XVIII Jogos Olímpicos Municipais professor Dorval Dias Soares, em 9 de setembro a equipe da ABF foi convidada para a participação nas competições, em especial no futsal e do futsete. Com o trabalho de arbitragem dos jogos, em sua íntegra, bem como trabalhos de suporte. Dessa maneira atletas também o treinador argentino Leandro Ugalde atuou fazendo a arbitragem de todos os jogos, desde o futsal com suas fases classificatórias até a decisão dos títulos, encerrado em outubro, bem como o futsete que encerrou no dia 4 de novembro. Esse trabalho envolveu toda a ABF, não somente com a arbitragem como também a comunicação, e logística que envolveu desde a escala de árbitros envolvidos, transporte e material necessário para os trabalhos.

A equipe ABF também estará presente na competição que encerra os XVIII: a rústica que está prevista para a manhã do dia 12 de novembro. Enfim, um trabalho de inclusão, de apoio que se tornou muito importante para o sucesso das olimpíadas escolares. É a ABF se inserindo na comunidade lourenciana. A diretoria da ABF agradece a todos aqueles que tiveram participação na competição que chegou a dois meses de disputas.

Para encerrar se faz necessário ressaltar que o projeto é uma parceria com a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul através da Coordenadoria do Desporto e tem a coordenação administrativa de Jean Pierre Quevedo. Brevemente mais escolas serão visitadas, com a oportuna divulgação. E a previsão de no ano de 2026 a sequência do projeto.

Texto: Airton F. Iepsen com a colaboração do jornalista Diego Freitas – Divulgação da ABF.

Imagens: Airton F. Iepsen, Adriana Mailan e ABF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email