Dezembro chegando, Natal e Ano Novo se aproximando. E com ele o mês de janeiro e o tradicional Campeonato Aberto de Futsal do Grêmio Esportivo Lourenciano. Período de férias tanto escolares como de trabalho, turistas procurando atrativos, lourencianos que deixaram a sua terra natal em busca de novos horizontes e com a folga de verão aproveitam para assistir boas partidas de futsal e rever velhos amigos.
O site Litoral Esportes com este trabalho que ora inicia pretende resgatar e documentar um pouco das muitas histórias dessa competição, que já faz parte do calendário turístico de São Lourenço do Sul, que teve início começo dos anos 1960, e só teve interrupção nos anos da pandemia onde a aglomeração humana era proibida. Competição essa com seu charme todo especial: quadra de cimento, ao ar livre, o que muitas vezes traz situações indesejadas especialmente em verões chuvosos que causam cancelamentos de rodadas.
A ideia do trabalho é se utilizar de alguns depoimentos (de quem se dispõe e fez história) além de muitas fotos cedidas por amigos que o futebol nos proporcionou. Porque a história escrita, tirando alguns jornais em bibliotecas não mais existem. Alguns destruídos pelo tempo, outros por sucessivas enchentes que inundaram a sede do Grêmio Esportivo Lourenciano.
A história de Scatollin na competição inicia no ano de 1972, atuando pela equipe que decidiu e venceu esta edição do Aberto de Futsal do Grêmio Esportivo Lourenciano: o Esporte Clube São Lourenço, e segundo depoimento de Chico, o adversário foi o Internacional. Na foto, a equipe campeã. Na imagem de pé, esquerda para a direita: Mecha, Giácomo, Mário Luis e Paulo Honório. Agachados: Chico Scatollin, Dilomero, Pedrinho, Taco e Uyrassu Marroni.

Scatollin lembra que em 1973 e 1974 atuou pela equipe da hoje extinta Cooperativa de Arroz conquistando o título nas duas edições. A equipe contava com jogadores experientes como Mecha, Ênero, Uyrassu entre outros. Posteriormente jogou em uma das equipes mais vencedoras da competição na sua época, final dos anos 1970, e anos 1980 a Gráfica Hoffstätter, uma equipe formada pelo empresário Nena Hofstätter. Lembra de equipes fortes como adversários como Rosimeri, Satélite, JESLO. Abaixo uma imagem da equipe, gentileza de Francesco Scatollin, de pé, esquerda para direita: Major, Maurício, Grilo e Carlos Alberto. Agachados: Pataca, Chico, Toninho e Cascote.

A seguir, imagens da premiação de atletas da Gráfica Hofstätter, Chico Scatollin com troféu pela conquista do campeonato, ao fundo o treinador Gabriel o Major e o atleta Nandinho. Chico lembra que nos anos 1970 foi um período onde muitas equipes participantes surgiam quando alguém se encarregava de juntar uma turma e participar de um campeonato. E a realidade de hoje é diferente com equipes buscando reforços fora de São Lourenço do Sul.

Carlos Alberto recebendo premiação de goleiro menos vazado, imagem de Carlos Alberto Venzke de Freitas, nas mãos do professor Adamires Pedruzzi então fazendo parte da diretoria do Grêmio Esportivo Lourenciano:

Contribuíram para este trabalho de resgate de memórias, Francesco Scatollin, Carlos Alberto Venzke de Freitas. Agradecimentos, na certeza de que o trabalho somente foi publicado graças aos queridos amigos que disponibilizaram memórias e imagens. Este foi o primeiro trabalho sobre o tema, e a ideia é publicar muitos ainda, porém contando com a colaboração dos sujeitos dessa sexagenária competição, que fizeram história dentro e fora da quadra.
Texto: Airton F. Iepsen
4 respostas
Foi com grande satisfação que recebi o convite do Airton para ajudar a resgatar memórias do futsal do GEL. Por lá deixei grandes amigos e ferrenhos adversários. Com a ajuda dos amigos esperamos relembrar o futsal do GEL.
Opa! Bom dia caro amigo! Agradecemos demais pela colaboração. Ajudas são importantes para a gente escrever essa história do Aberto de Futsal do Grêmio Esportivo Lourenciano que envolveu muitas gerações. Obrigado!
Resgatar esta história do mais tradicional campeonato de futsal de nosso município e digno de aplausos e que possamos relembrar momentos indescritíveis desta bela história do Futsal do Grêmio Esportivo Lourenciano
Parabéns Airton
Obrigado. Dentro de nossas limitações pretendemos relembrar alguns momentos dessa competição que já está em seu segundo século, e que com raras exceções acontece desde os anos 1960. Valeu e vem aí a edição 61.