No dia 5 de janeiro de 2026 inicia mais uma edição do Campeonato Aberto de Futsal do Grêmio Esportivo Lourenciano na tradicional quadra de cimento e ao ar livre do Estádio das Hortênsias. É a edição de número 61, da competição iniciada nos anos 1960, e que só teve alguns anos de interrupção em função da pandemia causada para Sars Cov-2, a famigerada Covid 19 que deixou o mundo de joelhos.
Nas duas últimas décadas do século XXI constatamos uma supremacia de duas equipes, com um acúmulo de vários títulos para cada uma delas, Amplimaq e Funil já registradas nesse site nas partes III, IV e V. Em se falando das duas últimas décadas, a competição conheceu mais duas equipes que se juntaram às duas citadas: Quilmes e Sarandi, ambas não mais participando do campeonato. A equipe do Quilmes, que era participante certa na competição de verão do Grêmio Esportivo Lourenciano faturou seu único título da série ouro na década passada. Uma imagem da equipe no ano de 2020 créditos do autor do texto.

Nas competições ocorridas no século passado anos 1980 e 1990 os títulos conquistados eram pulverizados entre as equipes participantes. Não havia muita supremacia e diferença técnica entre as equipes. Talvez porque maioria das equipes se utilizava de atletas nativos do município, exceção a casos isolados. Abaixo, uma imagem de Fábio Kramer, equipe campeã na última década do século XX, o Bem Bagaceira.

Nos anos 1980 uma equipe tradicional, que conquistou títulos foi a equipe do Rosimery, que causou impacto ao aparecer com seu fardamento totalmente na cor preta e composto por nomes tradicionais do futebol lourenciano. Na imagem, créditos para o jornal O Lourenciano/Roni Coelho, a equipe do Rosimery.

Texto: Airton F. Iepsen
OBS: Agradecimento especial ao amigo Fábio Kramer pela cedência de fotografias. Este trabalho só foi possível graças a boa vontade de colaboradores, seja com imagens e fatos narrados.