A partir de hoje contaremos um pouco da história da Copa das Comunidades, sob a organização de Marcelo Schmalfuss e Magnos Paulsen. A Copa das Comunidades começou a ser disputada no ano de 2022, quando o interior lourenciano voltou às aglomerações sociais. Foram mais de dois anos sem competições em função da pandemia, a SARS – CoV – 2 a Covid-19, e a impossibilidade da população de socializar. Tudo isso mudou graças ao advento da vacina e a imunização da população. População essa que estava desejosa de movimentação nos finais de semana. E assim surgiu a Copa das Comunidades com o objetivo de congregação entre comunidades na sua totalidade luteranas, em especial as chamadas comunidades livres ou independentes e comunidades ligadas a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Importante ressaltar que a inscrição não leva em conta a ligação das comunidades, nem credos religiosos. É obrigação das comunidades participantes inscrever somente os membros regulares de sua congregação.
Assim, no ano de 2022, teve início a 1ª Copa das Comunidades com a disputa de títulos em três categorias: veteranos, feminino e livre. Nas categorias livre e veterano a previsão de disputa na prata e ouro, onde o título máximo é o ouro. As rodadas são disputadas nas quadras sob responsabilidade de cada comunidade concorrente na categoria livre masculino e a final por conta da organização.
Nessa publicação vamos focar somente na categoria veteranos série prata, com os detalhes da final da competição com resultados, goleadores e o campeão de cada uma das três edições para não ficar um trabalho extenso e cansativo, e dentro das possibilidades pretendemos fazer uma publicação por dia. Abaixo uma imagem de um dos organizadores da competição Marcelo Schmalfuss no dia da decisão da 1ª edição da Copa das Comunidades.

A decisão da competição em sua primeira edição, que iniciou dia 18 de setembro de 2022, aconteceu na tradicional quadra de chão batido do E. C. Sabão, junto a propriedade do senhor Delmar Tessmann. E o confronto que abriu a decisão, foi pela categoria veteranos série prata, que reuniu as equipes da Comunidade Quevedos I x Comunidade Evaristo I. Jogo onde Quevedos I abriu vantagem de 2 x 0 (Marconi e Gilnei), e cedeu o empate com gols de Gilson e Gérson para Evaristo I, levando a decisão para as penalidades máximas. Foram necessários dezoito pênaltis para apontar o campeão, Quevedos I pelo placar de 5 x 4. Na imagem abaixo o goleiro Jonas de Quevedos I destaque escolhido pela equipe Litoral Esportes no YouTube.

Na 2ª Copa das Comunidades que iniciou no segundo semestre do ano de 2023, a decisão aconteceu também na localidade de Picada Sabão, porém no ginásio de esportes da família Rojahn. Um período onde metade do estado do Rio Grande do Sul sofria com mortes e destruição pelo excesso de chuvas. E São Lourenço do Sul sofrendo as consequências de toda a água que chegou na Lagoa dos Patos e alagou parte da zona urbana às suas margens. A decisão ocorreu no dia 5 de maio de 2024. E a abertura claro foi na categoria veteranos série prata. O confronto: Comunidade Quevedos I x Comunidade Evaristo II. O título foi conquistado pela Comunidade Evaristo II de virada, por 2 x 1, com gols de Benito (2 x). Para Quevedos I gol de Marconi. Na imagem, equipe Litoral Esportes que atuou na decisão, Renato Brächer, Carlinhos Ferreira, Walney Peglow e Matias Dallmann Reichow:

E em 13 de abril de 2025 a decisão da decisão da 3ª Copa das Comunidades. E voltando ao seu local onde aconteceu a decisão das primeira edição: a quadra do E. C. Sabão e aquele futsal raiz. E por incrível que pareça, em todas as decisões da categoria veterano série prata, mais uma vez a Comunidade Quevedos I. O adversário dessa vez, não era Evaristo, mas a Comunidade São Paulo de Taquaral. E deu Quevedos I no tempo normal com uma vitória por 2 x 1. Os gols da Comunidade Quevedos: Diego e Gilnei. Para São Paulo de Taquaral anotou Samuel. E de novo o título para Quevedos I, bicampeão de forma alternada. Na imagem, o destaque da equipe campeã, escolhido pela equipe Litoral Esportes no YouTube: Gilnei autor de um dos gols da vitória.

Todas as partidas focadas nesse trabalho tiveram transmissão ao vivo pela equipe Litoral Esportes no YouTube.
Texto: Airton F. Iepsen
Imagens: Larissa Quevedo Ferreira