Seguindo a proposta de resgate de um pouco da história da competição que este ano chega a sua 61ª edição hoje apresentamos a equipe que hoje sem dúvida é a mais antiga e uma das mais vencedoras da competição: o Funil.

A história dessa equipe que foi fundada no ano de 1983 não será apresentada em uma ordem cronológica. As imagens que estão na publicação são todas do século XXI, na era do celular, pois nas décadas anteriores elas eram praticamente uma raridade. Restritas quase a alguns atletas que fizeram questão de registrar uma imagem pela mão de algum fotógrafo disponível durante a competição.

Na atualidade no que se refere a títulos, a equipe do Funil briga com a Amplimaq, equipe que dominou parte da década 2010 quando faturou vários títulos. Hoje as duas equipes que mais participaram dos Campeonatos Abertos de Futsal do Grêmio Esportivo Lourenciano, e porque não dizer as que mais faturaram títulos. Nos últimos anos, tirando dois títulos do Sarandi e um do Quilmes, praticamente só deu Funil e Amplimaq.

Na 59ª e na 60ª edição do Aberto do Grêmio Esportivo Lourenciano, anos 2024 e 2025 o Funil conquistou os títulos se tornando bicampeão consecutivo. E na edição V desse trabalho, a próxima, abordaremos com alguns detalhes como que o Funil chegou a estas conquistas.

Texto: Airton F. Iepsen
Nota: Este trabalho só foi possível graças ao amigo, Jorge Alex Muhlenberg multi campeão pela equipe do Funil que cedeu imagens históricas.