
O Grêmio Esportivo Lourenciano completa hoje seus 107 anos de existência. Fundado em 24 de junho de 1919, ao que se sabe por alguns desportistas lourencianos que se consideravam sem vez no clube mais antigo da cidade e do município, o Esporte Clube São Lourenço, o Grêmio Esportivo Lourenciano se consolidou como o grande rival do alvi-rubro lourenciano. Hoje não vou falar da história do clube. Mas um pouco das minhas lembranças, vivências e relação com o Grêmio.
Meu pai sempre foi torcedor do Grêmio, sócio que acompanhava o clube especialmente em um dos períodos áureos do clube, anos 1950/1960, com o primeiro título estadual conquistado no fim da década de 1950. Moradores que éramos da rua 25 de julho, meia quadra do Estádio Homero Ferreira, a molecada não tinha dia que ia lá bater uma bolinha. Sob os olhares críticos às vezes do saudoso Eduardo da Rosa, zelador, massagista e encarregado de, nos domingos pela manhã marcar as linhas do gramado e colocar as redes nas goleiras. Naquela época as redes ainda eram de barbante, pois o material sintético ainda não existia. E se ficassem ao tempo logo estragavam.

Lembro dos jogos dos campeonatos estaduais, mas acima de tudo os jogos pegados do campeonato citadino, onde os confrontos eram contra o Esporte Clube São Lourenço e Mocidade Futebol Clube. Muita rivalidade, equipes que quando jogavam fora de casa nem utilizavam o vestiário do mandante. Estudante oriundo do interior, lembro muito bem do 24 de junho de 1969, ano do cinquentenário e o foguetório que acordou os moradores lourencianos por ocasião do cinquentenário do clube.
Nos anos 1970 o ocaso do futebol citadino com um hiato até os primeiros campeonatos municipais de futebol, já sem a Liga Lourenciana de Futebol. E os anos 1990 quando surgiram mais títulos estaduais de amadores graças muitos a abnegados dirigentes que conseguiram formar um grande time para as disputas.

E em se falando em campeonatos municipais, não dá para esquecer das duas últimas décadas quando o clube conquistou seu tri campeonato de futebol. Em 2016, quando a equipe conquistou o bi campeonato, reuniu um dos maiores públicos já vistos no Homero Ferreira em um jogo memorável contra o Esporte Clube Cantagalo. Hoje, com o futebol de campo de novo em uma situação de ausência na vida dos torcedores azuis e do público lourenciano em geral o Grêmio Esportivo Lourenciano tem uma intensa vida social.

O campeonato aberto de Futsal já está passou das sessenta edições, acontecendo sempre no verão. Tem um campeão brasileiro de futebol de mesa, José Paulo Manso, e uma equipe muito participante dos encontros regionais e nacionais (em abril desse ano tivemos a disputa da Copa do Brasil de Futebol de Mesa em São Lourenço do Sul). Também com departamentos de bocha e bolão. Enfim um clube com vida.

O site Litoral Esportes felicita todos e todas as gremistas lourencianas que fizeram e fazem parte da história desse clube centenário. Dirigentes, torcedores atletas do passado e do presente. Pessoas que se doaram e ainda se doam no sentido de manter o clube em atividade nas suas diversas áreas. Vida Longa ao Grêmio Esportivo Lourenciano!
Texto: Airton F. Iepsen
Imagens: Luís Felipe Lobato e acervo próprio.