Por: Airton Iepsen
No feriado de 20 de setembro de 2023 chegou ao final mais uma das tradicionais competições promovidas por Marcelo Schmalfuss: a 13ª edição da Copa Zona Sul Elevato de Futsal. Essa competição, que por um período não foi disputada em função da pandemia de Covid-19 e a determinação de distanciamento social pelas autoridades e a consequente proibição de aglomerações populares.
No seu formato original, ela é disputada em sábados e feriados durante a tarde/noite sempre tendo como local o Ginásio de Esportes da Comunidade Evangélica da Boa Vista, localizado no 6º distrito, São Lourenço do Sul. Abaixo, localização da Boa Vista no mapa de São Lourenço do Sul.
Mapa de São Lourenço do Sul
Elaboração: Geógrafa Natália Winter de Freitas
A competição que este ano reuniu sessenta e uma equipes contou com cinco categorias: livre, sênior, veteranos, sub 17 e feminino. Tradicionalmente a primeira fase é disputada para definir posições para que a partir daí os confrontos eliminatórios com as fases de quartas de final, semifinal e as grandes finais. Dependendo da quantidade de participantes na categoria, a etapa de quartas de final não disputada, partindo direto para a fase semifinal. O início da fase de grupos iniciou no dia 1º de abril de 2023 com o torneio início parte I. Em função da quantidade de equipes participantes, este torneio início precisou ser realizado em duas partes. Como destaques de equipes participantes, a categoria livre tinha vinte e oito inscritos, e nas categorias veterano e sênior, dez equipes em cada. Dessa maneira, somente estas três categorias somavam quarenta e oito equipes participantes.
Assim, depois de disputadas todas as etapas eliminatórias, chegou o dia de disputa dos títulos. Em disputa nove deles, pela ordem: categoria livre 3ª divisão, sênior 2ª divisão, veterano 2ª divisão, sub 17, livre 2ª divisão, sênior 1ª divisão, veteranos 1ª divisão, feminino e livre 1ª divisão. E com todos os jogos apresentados ao vivo no canal Litoral Esportes no You Tube. Uma jornada que começou às 14 horas e que teve seu final às 23 horas e 30 minutos. Ou seja, quase que finalizando no dia seguinte. Abaixo a foto da arbitragem composta por Jean Nascente, Magnos Paulsen e Rogério Dutra Soares com os capitães da partida inaugural, decidindo a categoria livre na sua 3ª divisão: Boca Juniors x Comercial Hüttner.
Foto: Airton Iepsen
E o campeão da 3ª divisão foi o Comercial Hüttner que venceu ao Boca Juniors de uma forma convincente, e o placar não deixou dúvidas: 6 x 2. E o destaque da partida foi o goleador Charles que anotou quatro gols.
A segunda partida da tarde, decidindo o título da categoria sênior em sua 2ª divisão teve o confronto entre o Palmeiras contra a equipe do Comercial Bubolz. Em um jogo equilibrado que se definiu em goleada somente no final, o Palmeiras aplicou um 4 x 1 e ficou com o título. Destaque para o goleador Cláudio, quem além, de anotar três gols ainda deu assistência para o quarto.
Na terceira partida, decidindo o título da categoria veteranos em sua 2ª divisão envolveu as equipes Estrada e Feliz. Um bom jogo e evidenciando a superioridade da equipe Estrada que fez um 4 x 1 no adversário. O destaque ficou por conta de Elciano, que além do gol anotado ainda foi muito participativo na vitória.
Na competição um destaque especial para as categorias de base, com a competição de atletas sub 17. E a final entre a equipe lourenciana do Ajax contra Canguçuense, do vizinho município. O Canguçuense, uma equipe muito forte, com jovens promessas fez um placar de 3 x 0 conquistando o título. Com o jovem Caíque do Canguçuense como destaque, com boa atuação e pelos dois gols anotados.
O jogo seguinte definiria o título da categoria livre da 2ª divisão, e reuniu as equipes Irmandade e União Br. Em um jogo pegado, com para os goleiros, a equipe União BR levou a melhor depois de um 3 x 1. Nessa partida o goleiro Carlos Daniel, o Alemão foi o destaque por fazer defesas decisivas, e ser um dos responsáveis diretos pelo título.
Fluminense e Santana decidiram o título da categoria sênior da 1ª divisão. A equipe do Fluminense, uma das equipes que concorria ao bi campeonato contra o desafiante Santana. Um jogo decidido no detalhe e no final com um gol de Jair Schwanke e impedindo assim o bi do Fluminense. Jair seria escolhido também o destaque do jogo. Abaixo o organizador da competição, Marcelo Schmalfuss juntamente com a equipe de arbitragem.
A antepenúltima decisão, já na entrada da noite definiria o campeão veterano da 1ª divisão, com um confronte entre Wolfsburg contra Polar. Com uma grande atuação de Elário, que decidiu a partida ao anotar todos os gols, o Polar ficou com o título depois de uma vitória suada por 3 x 2. E o destaque da partida não podia ser outro: Elário, o goleador.
O futsal do interior de São Lourenço do Sul tem muita tradição na categoria feminina. E a decisão do título reuniria duas das mais vencedoras equipes: Polar e Fênix. Muita história, de muitos títulos dessas duas equipes. E rivalidade. Esta partida foi decidida no seu começo com um gol da atleta Ana, depois de cobrança rápida de escanteio pela Janice. Para a equipe Fênix. Que tratou de se fechar e garantir o resultado com diferença mínima. O destaque da partida foi Adriana Morales, que jogou um bolão, defendeu muito e ainda chutou uma bola na trave. Na foto abaixo a arbitragem com as capitãs do Polar e Fênix, Sabrina e Daniela Wilke.
Foto: Airton Iepsen
E com o ginásio lotado, chegou a hora da grande decisão, da categoria livre na 1ª divisão, o título mais esperado. Com uma equipe, Real Nexus postulando o bi campeonato. Contra o Funil, uma equipe que com este nome estava estreando na competição. E o desafiante iniciou arrasador, abrindo um 3 x 0 no começo da partida. Real Nexus descontou e nem deu tempo de comemora e levaria o quarto gol. No segundo tempo a equipe administrou o resultado e o adversário com goleiro linha ainda descontou e criou sérios problemas para o Funil. Resoltado final: 6 x 4 para o Funil, que teve escolhido como destaque, Clésio, o garçom da noite com grandes assistências. Abaixo a foto da equipe campeã, Funil, antes do jogo.
Foto: Airton Iepsen.
Esse foi um resumo das NOVE decisões com transmissão ao vivo no canal Litoral Esportes no YouTube. Com essa cobertura batemos recorde em uma transmissão ininterrupta. E para este trabalho, a necessidade de se reforçar a equipe responsável pela transmissão: Carlinhos Ferreira e Diego Freitas na narração, Renato Brächer nos comentários, Airton Fernando Iepsen e Cláudio Renato Henke nas reportagens, Larissa Quevedo no Apoio, Walnei Peglow nas imagens, e Matias Dalmann reichow na técnica e interação. Com pequenas interrupções, ficamos das 14 horas até próximo da meia noite no ar e mostrando todas as decisões e campeões da tarde/noite. Abaixo, a equipe Litoral Esportes que esteve na Boa Vista na cobertura da decisão.
Foto: Airton Iepsen
Para ter ideia da competição, foram disputados duzentos e trinta e dois jogos. Com rodadas que iniciavam no meio da tarde e avançava na madrugada do dia seguinte. Sempre com disputas em alto nível, com poucos problemas disciplinares. E com finais que não foram diferentes. Parabéns ao organizador Marcelo Schmalfuss que contou com o tradicional apoio da Elevato, parceira de longa data.