logo-litoral

Compartilhe

8º CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL

Por: Airton Iepsen

Aconteceu no estádio Homero Ferreira do Grêmio Esportivo Lourenciano a rodada de ida da final categoria livre, e as semifinais que definiram as duas equipes que decidirão em partida única o campeonato na categoria veteranos. Com acompanhamento de um público apenas razoável e transmissão pelo canal Litoral Esportes no YouTube e no FM pela rádio Litoral Sul 104.3 com narração de Diego Freitas, comentários de Flávio Lopes, reportagens Cláudio Renato Henke, Gilmar Lüdtke e Airton Iepsen, imagens de Zézinho Soares (S2), técnica e interação de Matias Dallmann Reichow e produção de imagens de Gilmar Majada.

Na preliminar, com jogos primeiramente na categoria veteranos, começando na parte da manhã, as equipes do Esporte Clube São Lourenço e Harmonia jogaram pela primeira vaga. E depois de um empate em 1 x 1 no tempo normal, a equipe do Harmonia venceu nas penalidades máximas por 4 x 2. Coube ao goleador Jainísio a cobrança da penalidade que deu a vitória aos azuis do 4º distrito.

A segunda partida, com muito equilíbrio e calor, com oportunidades claras para as duas equipes, Esporte Clube Santa Teresa e Esporte Clube Boa Vista especialmente no primeiro tempo, que terminou em 0 x 0. Com a equipe de Santa Teresa sem opções no banco que obrigou os atletas a jogar toda a partida. E na segunda etapa, o Leão da Colônia, treinado pelo professor Cláudio Rutz com o revezamento de atletas, levou a melhor, com uma vitória por 2 x 0 gols de Sânder e Éder Cabelo. Com arbitragem de Éverton Robledo.

E o jogo de fundo, mais uma decisão envolvendo duas equipes bi campeãs municipais: Grêmio Esportivo Lourenciano x Esporte Clube Cantagalo. Um confronto que já virou clássico, e a equipe da cidade defendendo uma invencibilidade contra o Esporte Clube Cantagalo: nunca perdeu quando as equipes se defrontaram em uma decisão. Era o jogo cinco entre as duas equipes com três vitórias gremistas e um empate. Com dois título conquistados pela equipe do Grêmio Esportivo Lourenciano respectivamente em 2014 e 2015, quando em uma decisão o estádio Homero Ferreira teve seu recorde de público. Abaixo a equipe do GEL antes do jogo.

O jogo começou movimentado com as primeiras ações do Esporte Clube Cantagalo. Mas com menos de 10 minutos jogados, Charles acha o lateral Cristiano Pizani livre, que vai na diagonal, cruza e tem o passe interceptado com a mão/braço de Thiago Janke. Arbitragem de Ilson Ramirez não vacila ao marcar a infração: pênalti. E esta seria a jogada do primeiro gol gremista: Charles Perlemberg, bola para um lado, coleiro James para o outro. O E. C. Cantagalo sentiu o gol. E demorou a se achar novamente no jogo, voltando a dominar somente na segunda metade do primeiro tempo. Que terminaria com a vantagem azul pelo placar mínimo. Abaixo, a equipe do E. C. Cantagalo antes do início do jogo.

No segundo tempo, o treinador Maurício Fagundes fez uma modificação que deu mais mobilidade ao Grêmio Esportivo Lourenciano: entrou Vitinho para a saída de Rafinha Geri. E em um contra-ataque surgiu o segundo gol: Fabiano e Léo Jaques tabelaram, Léo Jaques concluiu, e a defesa do Cantagalo desviou. Escanteio, cobrado por ele, que o zagueiro Cabeção nem precisou pular para mandar para o fundo da rede: 2 x 0, um resultado que dava uma folga para os gremistas. O Esporte Clube Cantagalo ainda tentou de forma desordenada atacar, mas criou pouco no sistema ofensivo, com a bola chegando pouco ao atacante Fábio Alemão. Importante ressaltar a falta de opções no banco ao treinador Zeca. Antes dos 30 minutos finais o E. C. Cantagalo ainda perderia o zagueiro Maicon, expulso pelo segundo cartão amarelo, em uma falta em Vitinho. O destaque do jogo escolhido pela equipe Litoral Esportes e a votação da interação no YouTube escolheu o zagueiro Cabeção, que recebeu premiação da erva mate Bernardon, chopp Wolgast Bier e doce de leite Pomerano, além de troféu da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul.

Assim, tudo ficou para dia 17 de dezembro lá no 7º distrito, na localidade de Cantagalo. Primeiramente com a decisão (inédita) entre duas equipes do interior do município: Harmonia representando o 4º distrito e o Esporte Clube Boa Vista representante do 6º distrito. Como vimos na disputa de semifinais, a característica principal foi o equilíbrio entre as equipes disputantes. Com defesas bem postadas e poucos gols (média de dois gols por partida). Assim não será nenhuma surpresa se a decisão chegar às penalidades máximas. 

Já com relação ao jogo de volta na categoria livre conforme declaração do treinador Zeca do Esporte Clube Cantagalo, a equipe estará completa para o jogo final, exceção ao zagueiro Maicon que cumpre suspensão pela expulsão. Lembrando que nos seus domínios a equipe do interior faz valer e muito o fator casa, com sua torcida entusiasmada. E que muitas vezes faz valer o incentivo trazendo o Galo de volta para o jogo. Já o Grêmio Esportivo Lourenciano entra em campo como campeão, tendo o luxo de perder por diferença de um gol que ainda garante o título. Que ninguém espere uma vida fácil para essa decisão, e entendemos a necessidade de uma arbitragem segura e de qualidade para mediar o jogo e valorizar o tírulo, seja lá quem conquistá-lo.

O canal Litoral Esportes no YouTube estará transmitindo as duas decisões no Cantagalo no domingo 17 de dezembro. Também pelo FM da rádio Litoral Sul 104.3. E é importante lembrar os horários das disputas: O jogo de veteranos que definirá o campeão começa às catorze horas e trinta minutos. Já a definição do primeiro tri campeão municipal entre Esporte Clube Cantagalo x Grêmio Esportivo Lourenciano começa às dezesseis horas e trinta minutos.

Confira o 1º Joga da Decisão no YouTube Litoral Esportes

Confira a cobertura fotográfica do 1º Jogo da decisão:

Fotos: Gilmar Majada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email