Por: Airton Iepsen.
A V edição do Campeonato Municipal de Futsal de Arroio do Padre teve seus jogos finais começando na sexta feira 29 de novembro e se estendendo até o início da madrugada do dia 30, o sábado.
A programação, que iniciou as 18h30 teve esse momento de sorteio dos confrontos das séries prata e ouro na fase de semifinais. E o sorteio acompanhado e executado pelas equipes envolvidas teve os seguintes confrontos definidos:
1ª partida série prata: Tranca Rua x 15 de Outubro.
2ª partida série prata: Progresso x Borússia.
3ª partida série ouro: Olaria x Primasul.
4ª partida série ouro: Nacional x Cerrito Azul.
E as 19 horas a bola rolou com o primeiro confronto. Com a equipe do Tranca Rua não tendo maiores dificuldades em derrotar seu adversário, o 15 de Outubro, na primeira e única goleada da noite: 4 x 1. E garantir a primeira vaga na final. Os gols: Éveron Maninho, Jacson e Joser para a equipe do Tranca Rua. Descontou Caio para 15 de Outubro.
A segunda partida, também pela série prata teve equilíbrio muito grande. Depois de um empate em 1 x 1 (gols de Israel para o Borússia e Mateus Dirong para o Progresso) a decisão foi para as penalidades. E aí, brilhou a estrela do goleiro Daniel Maximilla, que defendeu três cobranças, o que garantiu a vaga por um 3 x 2 para a equipe do Borússia.
A terceira partida, a mais trepidante e com alguns casos disciplinares, inclusive com expulsões de ambas as equipes: Éverton e Nicolas pelo Olaria, Eduardo pelo Primasul. E um resultado garantido nos segundos finais quando o Olaria empatou a partida, no estouro do cronômetro. Os gols foram anotados por Gustavo, os três do Primasul. Para o Olaria, Victor, Nicolas e Mateus, este na zeragem do tempo. E assim, empate de 3 x 3 a decisão nas penalidades, onde o goleiro Rafael garantiu a classificação do Primasul para a final com o placar de 6 x 5.
A partida de fechamento da etapa semifinal, em jogo pela série ouro a equipe do Nacional se qualificou com uma vitória de 3 x 2 frente ao Cerrito Azul, em uma partida bem mais tranquila do que a partida anterior. Para o Nacional os gols anotados por Cledir, Samuel e Jeferson. Para o Cerrito Azul gols de Welligton Bohm ee do goleiro Wellington Bonow.
Dessa maneira, a definição dos confrontos finais:
Série prata: Tranca Rua x Borússia.
Série ouro: Primasul x Nacional.
Decisão da série prata, entre Tranca Rua x Borússia, um jogo que não empolgou, mas que mostrou uma superioridade, não muito grande do Tranca Rua. E uma vitória por 2 x 0 com gols marcados por Lipe e Jacson, e um pênalti desperdiçado por Lipe, depois de grande defesa do goleiro Daniel Maximilla. Era o título do Tranca Rua, que já conquistara a série ouro em 2022.
Abaixo as equipes, em fotos de Larissa Quevedo Ferreira:
E a série ouro chegando a seu final, com aquele esperado confronto entre duas equipes que estiveram com melhor campanha na edição 2024: Primasul x Nacional. Um jogo que começou com muita pressão do nacional. E logo no início, um pênalti para a equipe verde e amarela. Era Cledir contra Rafael. E brilhou a estrela de Rafael, que além da penalidade ainda fez defesas com alto grau de dificuldade garantindo que assim, o Primasul não saísse em desvantagem. E como quem não faz, leva. O Nacional sofreu o gol. Anotado por Janrie. Quase no final do primeiro tempo em uma desatenção da defesa do Primasul, Thales anotaria o empate. Na volta para o segundo tempo, o Primasul tomaria o controla da partida. Mas levou tempo para anotar a vantagem, através de Mateus. Que nos últimos minutos seria expulso, obrigando sua equipe a atuar com um a menos até o fim do jogo. Mais defesas milagrosas de Rafael, duas bolas na trave, não foram suficientes para mudar o placar. Era o 2 x1 e o título, o bi campeonato consecutivo do Primasul e o tri alternado com muita festa de sua torcida. A equipe de arbitragem que atuou nas partidas ficou a cargo de Igor Falcão, Giovani Souza e Diego Albuquerque com o trabalho de mesário e cronometragem de Lucas Oliveira. Festa que se estendeu pela madrugada.
Abaixo as fotos das equipes, vice-campeão, Nacional e da campeã o Primasul com créditos para Larissa Quevedo Ferreira.
Os seis jogos contaram com a transmissão do canal Litoral Esportes no YuoTube. Narradores: Diego Freitas e Carlinhos Ferreira. Comentários: Renato Brächer. Reportagens: Cláudio Renato Henke e Airton Fernando Iepsen. Imagens: Walnei Peglow. Técnica e interação: Matias Dallmann Reichow, e apoio Larissa Quevedo Ferreira.