A Copa das Comunidades na organização de Marcelo Schmalfuss e Magnos Paulsen chega a sua quarta edição, e sua primeira rodada acontece domingo, dia 2 de novembro na localidade de Santana, depois do Torneio Início no domingo passado, 26 de outubro. O site Litoral Esportes resgata um pouco da história das três edições anteriores, com as categorias em disputa com os seus campeões.
Começando pela primeira edição da Copa das Comunidades, que iniciou exatamente no dia 18 de setembro de 2022, com a sua final em 19 de fevereiro de 2023 na quadra de chão batido na localidade de Picada Sabão, do Esporte Clube Sabão. E este trabalho foca a categoria feminina. A decisão da edição envolveu a Comunidade Cristo Salvador de Gusmão e a Comunidade Evangélica de Boa Vista. O resultado final: as gurias da Comunidade Cristo Salvador de Gusmão levaram a melhor, com uma vitória por 2 x 0, com gols de Aliane e Jenifer. Abaixo imagem com o destaque da partida, Alice da equipe campeã recebendo premiação de Marcelo Schmalfuss.

A II Copa das Comunidades teve seu desfecho na mesma localidade de Picadas Sabão, porém no Salão Rojahn. A competição com sua final em 5 de maio de 2024, com um Rio Grande do Sul impactado pela destruição das enchentes. E o confronto final repetiu a edição passada: Comunidade Cristo Salvador de Gusmão e Comunidade Evangélica de Boa Vista. Nova vitória de Cristo Salvador de Gusmão, pelo mesmo placar, 2 x 0, gols de Sofia e Ione. Abaixo imagem das capitãs das duas equipes, juntamente com a arbitragem.

E na terceira edição, pela terceira vez consecutiva a Comunidade Cristo Salvador de Gusmão chegou à final. Dessa vez com a equipe da Comunidade São Lucas de Sesmaria. E novamente as disputas voltaram para a quadra do Esporte Clube Sabão, junto a casa do senhor Delmar Tessmann. A final aconteceu no dia 13 de abril de 2025. Partida de muito equilíbrio, e que terminou empatada em 0 x 0, e a decisão foi para as penalidades. A vitória foi da equipe da Sesmaria por 3 x 1, Gabriela marcou o gol do título. A imagem abaixo, do destaque da partida, a goleira Verali da equipe campeã recebendo premiação e entrevistada pelo Canal Litoral Esportes no YouTube.

No último trabalho, o foco será a categoria livre masculino série ouro, com sua história.
Texto: Airton F. Iepsen
Imagens: Larissa Quevedo Ferreira