A história da Copa das Comunidades chegando ao seu final. E para finalizar, a categoria livre, série ouro. Como sabemos, a Copa das Comunidades com a organização de Marcelo Schmalfuss e Magnos Paulsen teve seu início em 18 de setembro de 2022 com a sua primeira rodada. E chegou ao seu final em 19 de fevereiro de 2023 na quadra do Esporte Clube Sabão, junto a casa do senhor Delmar Tessmann. E o confronto foi entre as comunidades São Lucas da Sesmaria x Comunidade Evangélica da Boa Vista. Depois de um empate em 1 x 1 no tempo normal, a decisão foi para as penalidades máximas. No tempo normal Rafinha Mielke marcou para São Lucas e Daniel Wilke para Boa Vista. Foram necessários quatorze penalidades para apontar o primeiro grande campeão da competição. Para São Lucas marcaram Rafinha, Joelson, Denilson, Samuel e Éverton. Marciano e Cléber Ehlert desperdiçaram. Para Boa Vista marcaram Daniel, Cabrito, André, e Paulo. Desperdiçaram Gabriel, Flaviano e Betinho. Na imagem Rafinha Mielke recebendo premiação de destaque na partida do organizador Marcelo Schmalfuss.

A segunda edição da Copa das Comunidades que teve seu início no segundo semestre do ano de 2023 chegou ao seu final em 5 de maio de 2024. E o local dessa vez, o Ginásio Salão Rojahn, na Picada Sabão. Um período em que o estado do Rio grande do Sul enfrentava severas cheias que destruíram e mataram muito. São Lourenço do Sul ainda não sentia os reflexos da massa de água que chegava até a Laguna dos Patos, que castigou muitos lourencianos na orla. E os finalistas da competição eram a Comunidade Cristo Salvador de Gusmão e pela segunda vez consecutiva a Comunidade Luterana da Boa Vista. Depois de mais um empate acontecido no final da partida, outra vez a sorte decidida nas penalidades. Resultado no tempo normal: 2 x 2. Gols: Daniel e Paulo para Cristo Salvador, e para Boa Vista Daniel Wilke e Tampinha. Nas penalidades deu Cristo Salvador por 4 x 2. Cristo Salvador marcaram Elário, Piti, Paulo, e Jonathas. Para Boa Vista marcaram Daniel Wilke e André. Abaixo a equipe campeã.

E na terceira edição, mais uma vez decidida na tradicional quadra do Esporte Clube Sabão, o confronto foi entre as comunidades de Evaristo II x Comunidade Evangélica de Picada Moinhos. E incrivelmente mais uma vez no tempo regulamentar um empate em 1 x 1, o que levou mais uma vez a decisão do campeão da série ouro para as penalidades máximas. Gols no tempo normal: Toni para Picada Moinhos e Marlos para Evaristo II. Nas penalidades máximas deu Picada Moinhos 4 x 2. Marcaram para Picada Moinhos Jean, Dênis, Serginho Ritter, Charles e desperdiçou Toni . Para Evaristo II marcaram Kiko e Gustavo e desperdiçaram Marlos, Benito. Abaixo a equipe campeã.

Texto: Airton F. Iepsen
Imagens: Larissa Quevedo Ferreira